Artigos e Dicas

Qual a postura ideal para o ciclista?


Para tirar o máximo proveito da sua bicicleta o ciclista tem que estar corretamente posicionado. Além de evitar o desperdício de energia, o ciclista evitará uma série de lesões, como por exemplo a dor lombar que tem incidência entre 30 a 60% entre seus praticantes.

O ideal é que bicicleta e ciclista se transformem num conjunto uniforme e harmônico. Para isto deve-se levar em consideração o tipo físico e perfil psicológico do ciclista, e o uso que será dado à bicicleta, passear ou competir.

Posicionamento do guidão, banco, alavancas de freio e marcha, etc. Todo este conjunto deve estar ajustado corretamente ao seu corpo, do contrário pedalar será a causa de dores e desconfortos.

Além da intervenção na configuração da bicicleta, não menos importante é a intervenção no ciclista, através de avaliações posturais sobre a bicicleta e fora dela.

Veja algumas dicas para você está iniciando:

PERNAS

Ajuste a altura do selim de maneira que ao final da pedalada, sua perna não fique totalmente estendida, e sim com uma flexão em torno de 15 a 20 graus dos joelhos.

Mantenha as coxas paralelas e os joelhos apontando para frente.

BRAÇOS

Ombros relaxados e cotovelos sempre levemente flexionados a fim de diminuir o efeito do impacto das vibrações do terreno.

Suas mãos devem estar relaxadas, posicionada próximas ao freio, firmes mas sem muita força na preensão.

COLUNA

A posição da coluna deve ser relaxada e o mais próxima possível de sua correta posição anatômica em pé, ajustando a altura do selim e do guidão. Evite enrolar muito a coluna e ombros, não deixando a cabeça cair, olhando para frente e não para o chão, sente-se do meio par trás no selim e mantenha os músculos abdominais contraídos.

IMPORTANTE

Sem a bicicleta apropriada para seu tipo físico, será impossível pedalar de maneira correta. Esta questão é essencial para o bem-estar e segurança de quem pedala.

Gostou destas dicas? Compartilhe com seus amigos.

www.carlatorresfisio.com.br

 

 

 

 

 

Share